quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Kardecismo X Umbanda X Candomblé

Por ser espírita há um bom tempo e por gostar muito de estudar vários assuntos, fui questionado recentemente sobre esse tema. Este é um assunto que ainda levanta várias dúvidas, principalmente pelas pessoas que já presenciaram um destes rituais ao menos uma vez e generalizam todos eles pela "presença dos espíritos".

Tentarei ser o mais breve possível, mesmo porque o assunto é vasto e temos material em vários sites que daria para separar em capítulos. Partindo da origem das 3 religiões, o Kardecismo nasceu na França, no século XIX, chegando ao Brasil no início do século XX. Já o Candomblé nasceu na África, sendo trazido ao Brasil pelos escravos a partir do século XVIII. A Umbanda nasceu no Brasil em 1908, fundada por Zélio Fernandino de Moraes.

O Kardecismo parte da evangelização através da orientação da doutrina espírita, codificada por Allan Kardec conforme instrução dos espíritos. Um dos principais livros da codificação é "O Evangelho Segundo o Espiritismo", o qual se baseia no Novo Testamento, complementado pelas mensagens dos espíritos superiores.

O Candomblé se baseia, fundamentalmente, tão somente no culto aos Deuses africanos (Orixás), que são seres espirituais com alto grau de elevação. Desconheço qualquer escritura que seja base de doutrina para estes rituais.

Já na Umbanda, os orixás também são cultuados, contudo as manifestações são dadas por espíritos ligados diretamente a eles e às forças da natureza. Da mesma forma do Candomblé, não tenho referencias sobre uma escritura utilizada na religião.

Por ser um assunto muito mais amplo que esses meros parágrafos, aguardo seus comentários para que eu possa me aprofundar de forma mais específica em relação às suas dúvidas.

Fiquem em paz!

Um comentário:

  1. Os trabalhos (aqueles colocados nas encruzilhadas) são do Candomblé ou da Umbanda? Ou de ambos? Por que são feitos?

    ResponderExcluir